Câmara aprova lei para tentar prevenir câncer de pele
- 15/08/2024
- 0 Comentário(s)
Volta Redonda
Mais uma lei do vereador Hálison Vitorino (Republicanos) ampliando os cuidados com a saúde pública foi aprovada pela Câmara Municipal de Volta Redonda. A iniciativa, desta vez, cria o Programa de Prevenção ao Câncer de Pele em Volta Redonda, cujo principal objetivo é o diagnóstico precoce da doença, além de definir prioridades para o tratamento dos casos detectados.
A proposta de lei estabelece ainda a realização de debate acerca do tema, envolvendo setores da sociedade e entidades destinadas ao controle da incidência do câncer de pele. Outra medida é capacitar os profissionais da Educação, para que possam orientar crianças e adolescentes sobre a maneira correta de exposição solar.
As escolas deverão ter papel fundamental ainda nas ações de orientação dos pais e alunos sobre o crescimento de casos da doença. No decorrer do ano letivo, o programa deve ser tema de projetos educativos, por no mínimo, uma vez ao ano, nas escolas da rede municipal.
Já as palestras realizadas sobre o tema devem ser ministradas por profissionais técnicos, de preferência com especialização em dermatologia.
Fala-se muito em aquecimento global e, a cada ano, nossos verões atingem sensação térmica mais alta, nos levando a buscar lugares frescos com lazer em praias, piscinas, cachoeiras, resultando em exposição ao sol, o que nos traz grande preocupação, pois é importante orientarmos as pessoas sobre os cuidados com a pele - ressaltou o vereador, enfatizando que espera, com a lei, realização de ações chegando ao maior número de pessoas.