Frutas sobem, mas verduras legumes e outros itens caem de preço
- 13/09/2023
- 0 Comentário(s)
Verduras, legumes, itens diversos e pescados ficaram mais baratos na rede de abastecimento do maior estado do país, a Ceagesp, em São Paulo, no mês de agosto. Frutas, por sua vez, encareceram.
O chamado o índice de preços Ceagesp terminou o oitavo mês do ano com alta de 0,32% - significa que, de maneira geral, os preços no atacado subiram.
Com este resultado de agosto, o indicador passou a alta de 11,7% em 12 meses. No acumulado do ano, o avanço é de 1,7%
O destaque de agosto na central de abastecimento mais importante do país ficou com o setor de diversos, que é o único que apresenta deflação nos últimos 12 meses – e essa deflação vem sendo puxada, principalmente, pelo recuo nos preços das batatas e dos ovos.
Em relação aos legumes e verduras, os itens com as quedas mais expressivas nos preços foram beterraba, vagem macarrão, quiabo, abobrinha brasileira, cenoura, couve manteiga, repolho liso, coentro e alface crespa.
Já os itens que mais encareceram para quem compra no atacado foram abobrinha italiana, chuchu), pimentão verde e pimentão vermelho, pepino comum, rabanete, brócolis ramosos e erva-doce.
As frutas de modo geral, também ficaram mais caras em agosto, na comparação com julho. A alta média do setor, foi de 2,96%. Dos 47 itens cotados nesta cesta de produtos, 74,5% apresentaram alta de preço.
Limão Taiti, abacate Breda, maracujá azedo, goiaba vermelha e banana nanica foram as frutas que mais encareceram.